imperfeito

domingo, outubro 30, 2016

O Rio será invadido pelas Artes em novembro - Festival Villa-Lobos (de graça ou quase)

"O FESTIVAL

Em 1961, juntamente com a inauguração do Museu Villa-Lobos, Arminda “Mindinha” Villa-Lobos, viúva do compositor, teve a ideia de criar um Festival que pudesse, todos os anos, reverenciar a vida e a obra daquele que se tornou um dos maiores compositores da música de concerto do século XX: Heitor Villa-Lobos. Surgia o Festival Villa-Lobos que, com o passar dos anos e com um olhar atento para o presente e para o futuro, veio a se tornar o maior e mais longevo evento de música brasileira e o único realizado na cidade do Rio de Janeiro que prioriza os diversos gêneros da música brasileira.

Com o Festival abriu-se não apenas um grande e diversificado espaço para intérpretes, solistas e outros compositores, como também se inaugurou um polo de formação de novas plateias e da multiplicação do saber focado na diversidade cultural brasileira. São concertos de música sinfônica e de câmara, recitais e espetáculos de música popular e de dança - num total de mais de 60 atrações espalhadas pela cidade -, que constituem uma mistura coerente com a personalidade aberta e perfil artístico diverso do compositor e com os ideais desse genial brasileiro.

Em 2016, o Festival terá como seu principal homenageado Egberto Gismonti, constituindo-se na abertura oficial das comemorações dos 70 anos do instrumentista e compositor, que serão completados em 2017.

Outras importantes efemérides serão celebradas este ano. Teremos o sesquicentenário de Anacleto de Medeiros, os centenários de nascimento de Dilermando Reis e do mais representativo gênero musical brasileiro - o Samba -, além dos 90 de nascimento de Moacir Santos, que nos deixou há exatos 10 anos."

São 12 dias com workshops, concertos e shows com a participação de craques como Egberto Gismonti, Gafieira do Bebê (Bebe Kramer, Marco Pereira, Guto Wirtti, Cassius Tepperson, Bebeto, Zé Bigorna, Everson e Aquiles Moraes e Nina Wirtti), Roberta Sá, Moiseys Marques, Casuarina, Pedro Miranda, Nilze Carvalho, André Mehmari, Mirna Rubin, Marco Pereira Trio, Paulinho da Viola, Julio Estrela, Monarco, Zé Paulo Becker, Orquestra Popular Tuhu, Bianca Gismonti Trio, Duo GisBranco, Jacques Morelenbaum, Gabriel Grossi, Aurea Martins, Livia Nestrovski & Fred Ferreira, Marcos Sacramento, Zelia Duncan, Ana Cohen, Marcello Gonçalves, Orquestra Ouro Negro, Galo Preto, Alfredo Del Penho, Nó em Pingo D´água. E muito mais !

Confira a Programação:

http://www.festivalvillalobos.com.br/site/programacao?d=04