imperfeito

domingo, março 29, 2009

Os verdadeiros herois contemporâneos

A VOLVO RACE é uma regata de volta ao mundo, dividida em 10 etapas, para veleiros da Classe Oceano. São cerca de 9 meses no mar, com pequenos intervalos de aportagem para abastecimento e reparo nos veleiros. Os pontos são atribuídos por etapa. Os veleiros atravessam todos os oceanos, exceto o Ártico. Saem de Alicante (na Espanha), passando por Cape Town (Africa do Sul), Kochi (Japão), Singapore (Cingapura), Qingdao (China), Rio de Janeiro (Brasil), Boston (USA), Galway (Grã-Bretanha), Gotemburgo (Suécia), terminando em São Petersburgo (Russia).

Enfrentam todos as dificuldades, perigos, tipos de mar, tipos de ventos que se podem imaginar. Os veleiros representam a miudez do homem diante da natureza. Por mais que sejam acompanhados por uma fantástica estrutura tecnológica, um acidente pode ser impossível, pelas condições do mar e do vento, de ser atendido a tempo. Em alguns pontos da regata são dias e dias de ondas gigantescas, de ventos violentos ou de calmarias angustiantes. E não te como dizer, agora vamos parar tudo que eu quero descer. Os vídeos talvez possam dar uma idéia longínqua do que isso seja.

Esses, para mim, são os grandes herois contemporaneos. Os herois das historias da minha infancia, os herois dos HQs.

É necessário falar especialmente de um deles, brasileiro, criado em Niterói, de familia de velejadores, nascido em São Paulo, Torben Grael , 5 vezes medalhista olímpico (OURO em Atenas e Atlanta, PRATA em Los Angeles, BRONZE em Seoul e em Sydney).

Torben é o skipper, o capitão estrategista, do Ericsson 4, até o momento lider da Volvo Race com 63,5 pontos e, se não me engano, 4 vitórias nas etapas. Esse extraordinário e fantástico velejador, super simples, super simpático, nada estrela, ainda arranja tempo e disposição para comandar um projeto social - o Projeto Grael - que há 10 anos funciona em Jurujuba, Niterói, e já atendeu mais de 8.000 crianças das redes públicas de ensino.

No próximo dia 4 acontecerá a Regata In-Port, ou seja, os veleiros irão competir nas águas da Baia da Guanabara. E n dia 11 partem para cumprir mais uma etapa, do Rio de Janeiro a Boston, sem escalas.

Que os deuses da natureza e dos céus protejam esses herois !

Algumas fotos tiradas nesse fim de semana nublado e chuvoso.

Os Ericsson 3 e 4 sendo reparados. Reparem que a altura da quilha (essa parte na cor vermelha que fica abaixo do casco) é igual ou maior do que a altura do casco. A quilha tem a função de tentar impedir que o barco vire, ela funciona como um contrapeso, por isso ser tão grande. Na verdade existem outras quilhas retráteis que ajudam essa quilha principal.

Reparem que o design dos Ericsson é muito singular. Eles são achatados no fundo, num formato muito parecido com o das baleeiras. A proa (parte da frente) é bem afilada.



Os mastros dos Ericsson têm 31,5 metros de altura. Já imaginaram o que isso significa ? Subam 31,5 metros e olhem para baixo, imaginem-se no barco com o mar em volta e voces vão ter uma leve impressão do que seria ter que subir ao alto do mastro numa necessidade.
Essa foto talvez dê a percepção to tamanho do mastro em relação ao restante do barco.
O barco da Telefônica Black ainda na água.

Na Marina da Glória, onde estão os barcos da Volvo Race, instalaram-se alguns restaurantes. O stand desse, de comida japonesa, visualmente me chamou a atenção.

1 Comments:

  • escrever um livro? mas eu só tenho 20 anos! hahah
    brincadeira, mas não penso em publicar nada não. ainda tenho poucas poesias...

    e você veleja?

    beijos Luiz!

    By Blogger Caldereta das Idéias, at 1:07 PM  

Postar um comentário

<< Home