imperfeito

quinta-feira, novembro 10, 2016

Iara Ira - um dos mais belos e instigantes espetáculos a que tenho assistido

"Partindo da imagem de Iara, tradicional figura do folclore brasileiro, o projeto mira tirar a sereia do imaginário de um canto letárgico e nostálgico. Iara Ira é uma aposta na força das mulheres, em uma feminilidade voraz; um movimento de empoderamento prático, no sentido de dar voz àquelas que estão precisando falar e, neste caso, cantar.

Juntas, Duda, Julia e Juliana, formam um trio plural, potencializando a ideia da diversidade feminina, não só em imagem, mas também em identidade, forma de cantar e sotaque. Se representar o Brasil parece ser uma tarefa impossível, dada sua imensidão geográfica e cultural, o projeto Iara Ira se arrisca em traduzir uma parte de nossas referências em um recorte que mistura o regional com o urbano, o tradicional com o contemporâneo." (fonte: Sesc Copacabana)

"Thiago Amud assina a direção musical e, ao lado da banda (Elisio Freitas, Ivo Senra e Lourenço Vasconcellos) e das cantoras, costura um repertório que vai de “Mana” (doçura de domínio público, gravada por Marlui Miranda e Gilberto Gil no disco “O sol de Oslo”) a “Coquetel molotov” (agressividade crua de Ian Ramil); de “Carta branca” (ira feminina em parceria pouco conhecida de Baden Powell e Paulo César Pinheiro) a “Mainha painho” (hit neobrega da Companhia da Lapada); de “Contenda” (peixeira de Guinga e Amud) a “Cortei o dedo” (singeleza dramática de Carlos Careqa)." (fonte: O Globo)

As vozes de Julia, Duda e Juliana são vozes potentes, que acordam a Iara e lhe dão um poder extraordinário. Vozes lindíssimas !!! 

Um único e pequeno ajuste precisa ser feito. Como a proposta é unir a linguagem teatral com a musical, o trabalho corporal se torna tão importante quanto a voz. E nisso, as meninas precisam ainda andar alguns passos à frente. 

No mais, só encantamento !!!