imperfeito

domingo, abril 05, 2009

VOLVO OCEAN RACE In-Port no sábado e FEIRA CULTURAL DE FOTOGRAFIA no domingo

VOLVO RACE In-Port na Baia da Guanabara na tarde de sábado. O brilhante vencedor foi o barco Telefônica Blue.

Por estas 2 fotos pode-se perceber como o cascos dos barcos são pequenos diante do mastro de 31,5 metros de altura. Quando a vela balão (vela de popa - frente do barco - cujo nome clássico é Genoa) está inflada ela ocupa uma área correspondente a 2 quadras de tenis. Essas velas, desse tamanho, fazem com que estes barcos sejam bastante velozes para veleiros do seu porte.

Fotos minhas dos primeiros 5 colocados chegando à Marina, após a Regata In-Port. Os barcos já recolheram as velas e entram no motor. O barco Telefonica Blue, espanhol, o brilhante vencedor.

O Puma, segundo colocado, que fez uma regata bastante estratégica marcando o Ericsson 4, que é o lider até agora da VOLVO RACE. O barco americano venceu esse duelo, ontem.



Talvez tenha sido a estratégia mais brilhante de todas, a do barco irlandes Delta Lloyd, terceiro colocado. O barco largou em último ou penúltimo e ao final de primeira volta já brigava pelas primeiras posições e se manteve entre os 3 primeiros até o final.



Não sei o que aconteceu com o Ericsson 4, tido como o grande favorito pelo conhecimento que Torben Grael tem da Baia da Guanabara. Depois da Regata, o brasileiro reconheceu que tática não havia sido boa. O Ericsson 4, barco sueco, foi o quarto colocado, mas, mesmo assim manteve-se na liderança da VOLVO RACE, com 9,5 pontos de vantagem para o Puma e 11,5 sobre o Telefonica Blue.


O quinto colocado foi o Telefonica Black, que fez uma regata com tática bem consevadora.

Lembram-se do mastro de 31,5 metros ? Olha aí um tripulante do Puma lá em cima !


Um close nele...

Os tripulantes estão longe de ter uma vida mole. Quando aportam carregam os equipamentos transportáveis, como as velas, por exemplo, para alojamentos próprios. Eis os tripulantes do Telefonica Blue, o vencedor, continuando o seu trabalho em terra, após a Regata.

Um dos homens mais importantes da tripulação do Telefonica Blue, Co-Skipper (co-comandante estrategista), Iker Marinez, bicampeão olímpico na Classe 49er, feliz com seu bebê, após a Regata.

Após a vitória, os prepativos para "limpar" o barco.

O Puma, recém aportado...

A beleza dos barcos aportados lado-a-lado...



Ken Read, o grande Skipper, comandante estrategista do Puma, campeão da Volvo Race de 2005-06 e da American Cup (as 2 mais importantes competições para veleiros Classe Oceano do mundo) dá entrevista para uma TV americana, ao lado de uma de suas filhas.


FEIRA CULTURAL DE FOTOGRAFIA - no último domingo de cada mes acontece essa Feira nos charmosos jardins do Palacio do Catete. Em cada evento há um profissional convidado. No de hoje os convidados foram Janine Bergmann e Paulo Paiva.
A Feira é promovida pela Associação Brasileira de Arte Fotográfica - ABAF, Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Ciematográficos do Rio de Janeiro - ARFOC e Revista PHOTOMAGAZINE

Acho que não se pode mais chamar de fotógrafo aquele profissional que trabalha com fotografia hoje. Muitos desses fotógrafos trabalham com softwares sofisticados como o Photoshop CS4, o 3D Max, Lightroom, Photolightning e programam em html, xml, Java, Php... Talvez o correto hoje seja dizer que eles trabalham com Comunicação Visual e Midias Digtais.
Contudo, minhas fotos não têm tratamento algum porque não sou um profissional.
Uma notável exceção, Góes não usa câmeras digitais, não usa flash, não usa softwares. A iluminação de suas fotos é exclusivamente feita à luz fluorescente...
Renato, o famoso "Indio"

Mestre Paulo Paiva...
Troca de Conhecimentos...
As fotos nos jardins...
Mestra Janine Bergmann

Mais Mestres e ao fundo a exposição de Janine e Paulo...