imperfeito

quarta-feira, abril 09, 2008

estória sobre Mia Couto e algumas das suas frases

Mia Couto, já famoso escritor moçambicano, autor, entre outros, de Um Rio Chamado Tempo, uma Casa Chamada Terra (que título, hein !), estava em Maputo e havia chovido torrencialmente por vários dias. A BBC resolveu fazer uma matéria sobre as enchentes e convidou-o para ser entrevistado. O local da entrevista seria no alto de uma encosta. Mia pensou: por que me escolheram, o que vou dizer ? Não entendo coisa alguma de enchentes. Mas, aceitou. A BBC havia preparado um verdadeiro cenário de cinema, cercado de luzes por todos os lados. No horário marcado lá estava ele. Ao entrar no "cenário" várias pessoas do público em volta, pensando tratar-se da gravação de um filme começaram a gritar "Chuck Norris !". Mia paralisado, percebeu que havia sido confundido com Chuck Norris, um ator especializado em artes marciais. Eis quando aparece um bêbado, ainda carregando sua garrafa embaixo do braço e grita: esse é o Mia Couto ! O público silenciou. E o bêbado completa: Ô Mia, que estás fazendo aí fingindo-se passar por Chuck Norris ?

Mia é um excelente escritor de frases também, algumas:
"Agora ela sabia: um livro é uma canoa. Esse era o
barco que lhe faltava em Antigamente. Tivesse livros e ela faria a
travessia para o outro lado do mundo, para o outro lado de si
mesma."

"A saudade é um morcego cego que falhou o fruto e mordeu a
noite."

"Uma casa morre, se não é habitada com amor."

"Constança explicou: a cozinha é um ventre, é ali que se aquecem
os materiais da vida."

"A terra é a página onde Deus lê."

"Quando se faz amor assim, de paixão total, fica-se longe das
palavras. O encantamento é uma casa que tem o silêncio por teto."

"O problema da solidão é que não temos ninguem a quem mentir."


Um incrivel foto de minha amiga Vicki Harris (de Sampa), excelente fotógrafa:

9 Comments:

  • "Quando se faz amor assim, de paixão total, fica-se longe das
    palavras. O encantamento é uma casa que tem o silêncio por teto."

    My favorite Rio .... Beautiful phrases ... Sweet truths

    Kisses!!

    By Anonymous Anônimo, at 6:41 PM  

  • Não conheço o autor, mas pelas frases soltas, fiquei curiosa.

    bjm

    By Blogger Aline Ribeiro, at 7:28 PM  

  • Nossa! Amei o texto excelente!!!

    Gosto de ler sobre pessoas e dessa mistura do que elas expiram ao mundo.

    Mia Couto me insPIROU bastante, o que gosto mais ainda! [risos]

    E a quem agradeço a genialidade? A você que assina a autoria dessa apresentação sublime. (:

    Beijos, lindeza.

    By Blogger Paula Calixto, at 8:33 PM  

  • gosto do mia couto mas desconhecia essa história... de onde vc tirou ??? sensacional !
    abs

    By Blogger Ricardo Soares, at 4:01 PM  

  • Precisei vokltar aki pra reler essas frases....

    Bjao!

    By Anonymous Anônimo, at 4:40 PM  

  • hahahahhahaha adorei... pior é que eu sempre achei ele meio parecidinho com o Chuck Norris mesmo...rsrsrsrs


    eu tenho essa frase junto às fotos do meu quarto...

    "O problema da solidão é que não temos ninguem a quem mentir."

    Bjos no coração.....

    By Blogger Thaty, at 7:34 PM  

  • Olha o preconceito com as loiras hein kkkkkkkkkkkkk....

    Eu sou Pedagoga, conheci Mia Couto atráves do livro O GATO E O ESCURO, foi a minha primeira leitura desse homem maravilhoso, depois disso continuei a garimpar sebos atrás de coisas valiosas do Mia...(não compro livro em livrarias, meu prazer é garimpar sebos.. cada um com sua loucura né rsrsrs)
    Trabalhar com as obras do Mia me dá mta satisfação não só pra mim como para os alunos... Agora me especializando em educação especial, estou voltada ao Paulo Freire,as idéias são bem parecidas... Revolucionários Humanistas.... Bom a Loira aqui tb é cultura kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    By Blogger Thaty, at 8:28 PM  

  • Querido amigo, não sei se foi problema do blogger ou se foi problema dessa humilde usuária mas o ultimo comentário seu não foi postado... q pena....

    meu msn tatianatojal@hotmail.com

    By Blogger Thaty, at 11:59 PM  

  • Eu adoro o Mia Couto.
    :D

    Venho mais tarde ler o seu blog c mais tempo.
    Obrigada por ter passado no meu blog e pelo comentário.
    ;)

    Bjs

    By Blogger Dawa, at 8:53 AM  

Postar um comentário

<< Home