imperfeito

quarta-feira, maio 14, 2008

Presentes e Memes

Presentes - Recebi de 2 novas amigas de infância 2 selinhos que representam esses agradáveis laços de amizade que se formam na blosgosfera.

Aline do Vestido Estampado me envia de Lisboa o "Total Force"


E como recomenda a tradição envio para os meus mais recentes amigos Junior, Lathife, a Vivian, e Si a Menina Trovão.

Andréa do Leio o Mundo Assim me envia da minha Cidade Maravilhosa


Seguindo a tradição, recebem o selinho pessoas a quem admiro virtualmente Dawa, Jaya, Marta, Amelie e a moça do Silêncios de um Coração

MEME - As 6 músicas que marcaram minha vida

Tâmara me enviou há dias um meme que me deixou em múltiplas sinucas de bico, as musicas que mais marcaram a minha vida. Múltiplas sinucas porque desde que me entendo por gente respiro música. Selecionar tão poucas é um trabalho para todos os deuses gregos e romanos da antiguidade, nem 12 Hércules dariam conta ! Vou cometer centenas de injustiças e não nomear músicas que foram fundamentais na construção e aperfeiçoamento dos meus sentidos, do meu gosto musical, da minha cultura...

Mas ai vai.

1 - Pink Floyd marcou e marca a minha vida. Escolher uma deles, Time, pela incrivel construção melódica em relação ao tema, pelos arranjos precisos, pela beleza e riqueza da estrutura harmônica, pelo balanço marcante de toda percussão, pelo arrepio que o backvocal ainda provoca em mim quando a ouço, por todos os momentos que vivi ao som dela, que sempre me transporta além das nuvens. Escolhi Time como poderia ter escolhido dezenas de outras do Floyd.

2 - Jazz, para ouvir, dançar, transcender-se, voar...all that´s jazz...Miles Davis e a inacreditável gravação de Concerto de Aranjuez. Um lamento no trompete que nunca consegui ver igualado, uma pureza inundada de som-misturado-com-intenso-sentimento que transborda daqueles acordes, daquele pleno-fazer-amor entre Miles e o instrumento...qualquer ato ao som desse Arranjuez de Miles transforma-se num ato eterno.

3 - Milton, Clube da Esquina, Tiso, ditadura, Coração de Estudante, a música tema do Brasil nas ruas em Diretas Já. Vivi aqueles tempos, vivi a esperança da liberdade, liberdade que sempre esteve duplamente incrustada em todos os momentos da minha vida. Uma estorinha. As pessoas pensam que Coração de Estudante foi composta por Wagner Tiso e Milton Nascimento para o Movimento Diretas Já. Não foi. Foi composta a pedido do cineasta Silvio Tendler para ser trilha do filme-documentário feito por ele sobre Jango (João Goulart, presidente do Brasil à época do golpe militar). Muitas lágrimas derramei e derramo por conta dessa música.

Quase na mesma época o Queen produzia 2 lancinantes e desesperados pedidos pela vida. Um, quase um trecho de ópera, que ganhou o nome de Bohemian Rhapsody. O outro, The Show Must Go On . O Queen foi, para mim, uma referência no tempo, uma das melhores bandas de rock e de música que já vi e ouvi. The Show must go on fica dentro do meu Coração de Estudante...

4 - Vilarejo. A cidade dos sonhos de Marisa Monte é a minha cidade dos sonhos. Não é uma canção brilhante, nem mesmo é a melhor canção dela em termos de estrutura melódica. Mas é a minha-musical-cidade-dos-sonhos. E isso me basta.

Estabeleço um empate entre Vilarejo e Trenzinho do Caipira de Villa-Lobos. O Trezinho me remete, também, ao sonho da vida ideal. É uma obra-prima e recomendo que seja ouvida na magistral interpretação, harmonia e arranjo orquestral de Egberto Gismonti (na minha opinião o mais completo músico brasileiro). Uma curiosidade, Tom Jobim sempre foi um fã incondicional de Pixinguinha e de Villa-Lobos. Tom, poucos sabem, começou tocando violoncello, que era o instrumento preferido de Villa-Lobos. Villa tocava muito bem o cello. Os arranjos feitos por Tom tem forte presença dos cellos. E ele tinha especial preferência pelo Trenzinho. Essa música foi minha companheira em muitas viagens de carro. É simplesmente delicioso dirigir em estrada de alfalto ou de terra, livre, com a paisagem em volta, ouvindo o Trenzinho na magnifica gravação de Egberto. O Trenzinho marcou e ainda marca a minha vida e as minhas viagens de carro.

Para voces 3 diferentes e deliciosas interpretações do Trenzinho. O Quarteto Pererê arrasa com a presença inclusive de uma gaita.

David Chew esse ingles que adora nosso Brasil, passa muito tempo no Rio e promove todo o ano o Cello Encounter, um festival de música de câmara, mostra o quanto é excelente.

E das Gerais, das montanhas sagradas de Minas a Camerata Capela Nova de Betim, mesmo atrapalhada pelas palmas, dá um show.

5 - Nietzsche: só acredito em deuses que dançam. O samba faz parte da minha vida. O samba das Escolas principalmente. Assim, os 2 sambas de enredo mais dançantes para mim são Contos de Areia, da Portela, e É Hoje da União da Ilha do Governador. Esse último é considerado, quase unanimamente, como o mais perfeito samba de enredo já feito no Rio. Empatados, então, eles são os meus super campeões.

E para terminar, ABBA, Dancing Queen, uma das melhores músicas que conheço para dançar. É muito alto astral. Deliciosa para dançar, andar de bike, de carro, de barco, ao vento, na natureza, ao ar livre...

Vejam quantas impossibilidades. Não poder escalar uma única do Chico, Caetano, Gil, Cartola, Elis, Nelson Sargento, Nelson Cavaquinho, Martinho, Aldyr Blanc, Djavan, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Hermeto Pascoal, Raul Seixas, Nando Reis, Cassia Eller, Ney Matogrosso, Carlos Lira, Trio Madeira Brasil, Carlos Malta, Céu, Vanessa da Matta, Roberta Sá, Beth Carvalho, Tom Jobim, Fernanda Takay, Mariana Aidar, Skank, Jota Quest, Edu Krieger, Gal, Bethania, Cazuza, Tim Maia, Maria Rita, Legiao Urbana, Toquinho, Jorge Benjor, Marcos e Paulo Sergio Valle, Paulinho da Viola, Teresa Cristina, Dona Yvone Lara, Emilio Santiago, Leo Gandelman, João Gilberto, Jair Rodrigues, Elza Soares, Francis Hime, Raphael Rabello, Armandinho, Moraes Moreira, João e Diogo Nogueira, Carlinhos Brown, Titãs, Adriana Calcanhoto...Marvin Gaye, George Harrison, Lennon, Paul, Beatles, Stones, Traveling Wilburys, Bread, Chuck Berry, Credence, Al Green, Elvis, Steve Wonder, Johnny Cash, Steve Wonder, James Brown, Bob Dylan, Hendrix, U2, The Clash, The Who, The Temptations, Bee Gees, Santana, Bruce Springsteen, Ray Charles, Billy Joel, Nirvana, The Birds, Cream, Ramones, Elton John, Cliff Richards, Eagles, Anatema, Sixpence, Mamas and Papas, Village People, Pet Shop Boys, The weather Girls, The Ditty Bops, Eurythmics, Neil Diamond, Brian Wilson, Sinatra, Gipsy Kings, Keane, Queen, KT Tunstall, The Beach Boys, ... CocoRosie, Amy, Joss Stone, Isabelle Boulay, Marion Coutillard, Edith Piaf, Madeleine, Kate Bush, Celine Dion, Madona, Annett Louisan, Sarah McLachlan, Lisa Ono, Lisa Minelli, Judy Garland, Fiorella Mannoia, Bjorg, Aretha Franklin, Nina Simoni, Whitney, Barbra Streisand, Ella, Sarah, Tina, Avril, Shirley Bassey, Sheryll Crow, Julie Andrews, Brubeck, Larry Corryell, Armstrong, Thelonius, Duke, Count Basie, Lecuona, Manu Chao, Pablo Milanés, Aznavour, Becaud, Iglesias, Herbie Hancock, Freddie King, Bonerama, Piazzola, Ennio Morricone, Louis Armstrong, Paco de Lucia, John Mclaughlin, Al Di Meola, Andrea Bocelli, Pavarotti, Sarah Brightman, Nana Mouskuri, Placido Domingo, Carreras, Caballé, Kiri Te Kanawa, Katharine McPhee, Bebo Valdés, Jamie Cullum, Charlie Haden, Jan Garbareck, todos os cubanos do Buena Vista, and so...Mozart, Bach, Beethoven, Tchaikovsky, Haydn, Yo-Yo Ma,...ufa !!!!!

Repasso esse Meme para:
Ana,
Carol,
Gabriela,
Lu,
Tâmara (a pedido).



MEME - 8 coisas que quero (e vou) fazer antes de morrer

Carol, que é uma doçura de pessoa, me convidou para responder e estou aceitando o convite.

1 – Comprar um apartamento novo

2 – concluir de forma bem sucedida alguns projetos de design - que são grandes desafios – que estão comigo. Um avião, algumas contribuições para a cura e o tratamento de um tipo de câncer, algumas contribuições para o tratamento da tuberculose, algumas contribuições para o modelo de uma Escola Inclusiva, algumas contribuições para implantes dentários, algumas contribuições para a melhoria do design e da fabricação de produtos no Brasil...

3 – Me livrar de algo que me atormenta seriamente nesse momento

4 – continuar a viajar muito

5 – participar de eventos internacionais de design

6 – ajudar pessoas menos favorecidas

7 – me tornar uma pessoa melhor

8 – encontrar a mulher amada (não ficar apenas)

Repasso esse Meme para:
Marta,
Jana,
Anne,
Adriana,
Poliana

4 Comments:

  • Ah, desta vez encontrei!
    :D
    Muito obrigada por se ter lembrado de mim.
    Beijo!

    By Blogger Dawa, at 5:57 PM  

  • Adorei ler teus memes....

    Bjo!!!

    By Anonymous Anônimo, at 2:14 PM  

  • Obrigada pelo moça,pelo Selo Campanha da Amizade, mesmo ela sendo virtual.
    Gostei muito das imagens de épocas diferentes de sua linda cidade apesar de...
    Abraços carinhosos.
    Edna

    By Anonymous Anônimo, at 10:24 AM  

  • Só 6 músicas?????

    É MUITO POUCO!!! Minha vida tem uma discoteca completa de trilha sonora. É maldade! ;)

    By Blogger Gabriela Gomes, at 9:16 AM  

Postar um comentário

<< Home