imperfeito

terça-feira, julho 22, 2008

Lumiar e o deslumbrante Rio Macaé


LUMIAR

Lumiar é um lugarejo que fica na serra norte do Estado do Rio de Janeiro, perto da cidade de Nova Friburgo, que tem esse nome por causa da colonização suiça e alemã.

A primeira vez que fui a Lumiar foi na década de 70, quando a estrada que saia de Nova Friburgo era de terra e muito ruim. Lumiar tinha, à época, no máximo 5 casas. Era o tipo do lugar de bichos-grilo e de pessoas que gostavam de aventuras na natureza.

Nessa primeira vez, depois de muitas horas de viagem - nem me lembro quantas -, chegamos a Lumiar lá pelas 8 da noite, literalmente mortos de fome. Havia uma única pousada, que também era padaria e restaurante super simples (desses de pf). Quando chegamos o restaurante estava fechado. O dono da pousada - e do restaurante - Sr. Klein, ficou com pena da gente e disse que ia quebrar o nosso galho. Éramos 12. Passado algum tempo, o Sr. Klein surgiu com uma enorme travessa de arroz, depois com outra de feijão carioquinha, outra com farofa, outra com batatas fritas e, finalmente, com uma travessa com 12 lindos e super apetitosos bifes (nessa época eu ainda comia carne vermelha). Até hoje me lembro de como estava gostosa aquela comida e de como era visualmente linda !!! Foi uma noite e uma viagem super felizes !!!

Pois bem, Lumiar hoje é acessível por estradas asfaltadas e cresceu. Mas não perdeu o charme, como podem ver pelas fotos a seguir.






RIO MACAÉ

O Rio Macaé é uma das grandes paixões da minha vida - eu o acho deslumbrante no seu curso entre a sua nascente e a cidade de Casimiro de Abreu. Depois, até desaguar no Atlântico, ele não é preservado e se torna mais uma vítima da burrice humana.

Nasce na Serra de Macaé próximo ao Pico do Tinguá (1.560m de altitude), na Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima em Nova Friburgo. Corre por cerca de 136 km até o Oceano Atlântico. Possui mais de 20 tributários, entre rios e córregos.

É, talvez, o mais lindo e piscoso rio de montanha do Brasil. Por correr em meio à floresta virgem, com águas de baixa temperatura, cristalinas, límpidas e puras, que formam cachoeiras, corredeiras, e piscinas naturais, é habitado por muitos peixes, inclusive por trutas arco-iris - o que é raríssimo em nosso país.

A professora Érica Caramaschi, do Instituto de Biologia da UFRJ já catalogou mais de 50 especies de peixes no Rio Macaé. Sendo que 2 delas são novas espécies ainda não catalogadas pela ciência. São espécies de cascudos.

Em seu leito existe um peixe raríssimo, uma espécie endêmica chamada Pareiorhaphis garbei. Sua ocorrência se restringe somente à parte alta do rio e, para Érica: "se o garbei desaparecer dessas áreas, ele simplesmente desaparece do planeta".

Segundo Érica, essas espécies descobertas têm papel essencial na cadeia alimentar daquele meio, pois servem de alimento às lontras, gambás d'água, cuícas d'água, aves e morcegos. Além disso, eles se alimentam de algas que formam limbo nas pedras e que retêm nutrientes. Portanto, eles transformam essas algas, inaproveitáveis para qualquer outro animal, em alimento, realizando uma passagem de energia essencial.

Em novembro, quando estive lá pela vez anterior, fui levado por um amigo fazendeiro até uma cachoeira virgem que fica dentro da sua propriedade. Na trilha, ele me mostrou pegadas de onça, veados e cobras, o que indica o alto grau de preservação ambiental daquela região.

Um pouquinho do Rio Macaé para vocês.






Uma tirolesa sobre o rio....




Cascata da Fumaça, uma das muitas cachoeiras do Rio Macaé (ela tem 2 níveis de queda)






Reparem como suas águas são cristalinas e puras...


Um mirante totalmente construído com material reciclado na beira da estrada Serramar (estrada que liga Nova Friburgo ao litoral norte do Estado - a estrada acompanha o Rio Macáe em quase todo o seu trajeto na serra e é cheia de curvas em S, no meio de paisagens lindíssimas). O telhado é feito de embalagem tetrapak e tubos de pastas de dentes...


8 Comments:

  • lindas fotos, lindo lugarejo, perfeito para um fds!

    beijo

    By Blogger Jana, at 9:21 AM  

  • É só amor! :)

    By Blogger Gabriela Gomes, at 5:44 PM  

  • lindas as fotos, me deliciei aqui...um dia eu vou conhecer.
    sobre o post anterior, o forte foi meu primeiro passeio ai no RJ...otimas recordações...é o RJ me faz bem!...rs

    By Blogger Si, at 8:48 PM  

  • Carioca, abençoado seja o teu retorno!!!

    By Anonymous Anônimo, at 2:26 AM  

  • Oiii Luiz que lugar lindo e aconchegante, ótimo para recuperar as energias e colocar as idéias em ordem... otimas fotos... Bju otimo fim de semana ;)

    By Blogger Adri, at 1:25 PM  

  • Adoro Lumiar, Nova Friburgo e minha querida Teresópolis!!!

    By Blogger c, at 1:37 AM  

  • Lindíssimas as fotos, Luiz!!! Bom ver vc devolta, tava em férias então? Coisa mais booooa do mundo!!! Adorei as fotos e os lugares retratados nelas, lindos mesmo!

    Beijo pra vc e bom retorno!!!

    By Blogger Anne, at 11:29 AM  

  • Olá luiz...Lindas fotos.
    Explicado seu sumiço.
    Uma ótima semana pra você.
    Beijo!

    By Blogger Lu, at 12:50 PM  

Postar um comentário

<< Home