imperfeito

sábado, maio 31, 2008

BLOGAGEM COLETIVA - ANTITABAGISMO e mais fotos de um Rio possível

Blogagem Coletiva - Antitabagismo

Nando, eu lhe peço desculpas por não poder atender sua convocação para a blogagem coletiva sobre Antitabagismo. Não tive tempo para preparar um texto, ou uma coleção de fotos que estivesse à altura da qualidade desses blogueiros amigos, entre os quais voce se inclui.

Apenas um depoimento. Fui fumante desde os 14 anos de idade. Subia nas ávores no colégio para fumar escondido. Sempre pratiquei esportes. Fiz quase todos. Em clubes e nos colégios e faculdades. Escalei montanhas e fiz trilhas também. Incrivel como conseguia fazer isso tudo fumando. E acho que foi isso que me salvou. Fazer esportes me deixava com reservas de saúde suficientes para sobreviver bem. Quando parei de fumar, há 18 anos atrás, senti um tal prazer em todas as simples coisas da vida, que nunca mais quis voltar a fumar. O sabor dos alimentos voltou ao meu palato na sua plenitude. O beijo se tornou muito mais saboroso e sensual. Hoje não tomo um único remédio. No último checkup que fiz o médico me disse que tenho que tomar cuidado porque vou morrer de repente, porque meu organismo é tão saudável que não vai dar sinais de algo errado esteja acontecendo.

Nada disso é para me vangloriar com essa coisa tola do orgulho. Isso é para que seja um exemplo para outras pessoas que fumam. Voce pode, meu amigo ou amiga, largar o cigarro e ser muito mais feliz, sentir muito melhor o sabor da vida e ter muito mais saúde.

Mulheres Mais - Modas e Modos no Rio de Dom João VI

A Casa França-Brasil, um dos Centros Culturais mais agradáveis do Rio, está com um surpreendemente bem feita exposição sobre a moda e os costumes no Rio à época de Dom João VI. Incrivelmente bem montada, com uma iluminação e uma disposição das peças genialmente bem concebidas, essa exposição tem tudo para agradar mesmo àqueles que, como eu, nada entendem de moda. Um fantástico panorama visual antropo-sociológico sobre o Rio daqueles tempos. Imperdível !!!









Mais fotos de um Rio possível

Meus Ilustres Visitantes devem ter percebido que um dos objetivos do Imperfeito é mostrar que o Rio é uma cidade que não tem só corruptos, bandidos, violência e sujeira. Esse blog não é para falar de mim, mas para falar dessa Cidade linda, na qual ainda se pode viver com alegria. Aqui sou apenas um personagem secundário.

Fiocruz, casa do PAC e Design Social

Fotos do campus da Fiocruz. A Fiocruz fica na Av. Brasil, uma das vias de entrada no Rio. A Av. Brasil é muito feia, suja, mal consevada. Chega a ser inacreditável que no meio de toda essa feiura exista uma das jóias do conhecimento científico brasileiro, com um campus incrivelmente belo, no qual não se ouve um único ruído da super movimentada e barulhenta Av. Brasil. Nessas fotos pode-se ver o castelinho da Fiocruz, que é uma das marcas registradas do Rio. Pode-se ter tambem uma pálida idéia do verde que está em todos os lugares do campus. A Fiocruz é cercada pela favela de Manguinhos, que, de tão grande, possui 14 associação de moradores. Para entrar na favela precisamos ir buscar na Fiocruz o presidente de uma dessas associações.





Essas fotos foram tiradas em frente a uma das casas do PAC, um programa de reurbanização de algumas favelas. Fomos lá porque estamos apresentando para o governo do Estado um projeto de Design Social. Nessas fotos aparecem o presidente da associação (de camisa preta), colegas meus de trabalho (que também são alguns dos meus amigos na vida real, como as 2 meninas à esquerda com as quais vou ao samba hoje) e a diretora da Ong Onda Azul, com quem fazemos trabalhos na comunidade de Vigário Geral (as fotos de nosso trabalho estão nessa postagem, mais adiante)


Design Social em Vigário Geral

Fotos do trabalho de Design Social que desenvolvemos com a comunidade de Vigário Geral. Vigário é considerada uma das favelas mais violentas do Rio. O tempo todo em que estivemos lá, por quase 4 hs, fomos acompanhados a 5 metros de distância por homens armados com fuzil. Não é um trabalho fácil porque nem mesmo a entrega da matéria-prima usada nos produtos que os capacitamos a produzir pode ser feita dentro da favela. A entrega é feita do lado de fora e carregada pelos membros da comunidade para dentro. Eles estão sendo capacitados para fazer uma série de produtos com materiais reciclados e recicláveis, desde sofás e pufs com pet, produtos de decoração com pet + tetrapak + restos de madeira, até produtos feitos com cascalhos de jóias, rejeitos dessas indústrias.








É necessário falar do Marquinhos. Temos no INT diversos bolsistas em design. Todos são excelentes profissionais, temos um enorme orgulho deles. Marquinhos é um profissional brilhante, que teve inclusive projeto premiado internacionalmente em concurso da Microsoft. Hoje ele é um especialista em Design Social e em Ecodesign. E tem-nos ajudado brilhantemente nessas áreas. Tenho a honra de tê-lo ao meu lado nos projetos sociais e tenho a honra de tê-lo como amigo.




Restaurante da Chupetinha dentro de Vigário. Esse restaurante já é famoso e já foi objeto de diversas reportagens em jornais do Rio. A comida é simples, mas excelente e fartíssima. Ele tem esse nome por uma singularidade, a dona só cozinha chupando chupetas.

domingo, maio 25, 2008

UNIVERSITY OF SOUTHERN CALIFORNIA TROJAN MARCHING BAND

USC UNIVERSITY OF SOUTHERN CALIFORNIA TROJAN MARCHING BAND

Regente - Dr. Arthur C. Bartner

A USC esteve no Rio, com apresentações em alguns locais, entre eles a praia de Ipanema num domingo de sol mais do que perfeito. Vieram 110 dos seus 300 músicos. Incrivel como esses meninos e meninas ARRASARAM suportando o sol e o calor, literalmente bem vestidos, e com coreografias incriveis. Foram extremamente simpáticos e tocaram música brasileira sem sotaque. Emocionante !

Sintam a qualidade musical da USC




























sexta-feira, maio 23, 2008

Minha homenagem a Jefferson Peres, um vídeo raro e humor nigérrimo

Minha Homenagem a um dos homens mais íntegros do Brasil: Jefferson Peres

"José Jefferson Carpinteiro Peres (Manaus, 18 de março de 1932 — Manaus, 23 de maio de 2008) foi um professor e político brasileiro. Formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas e em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Antes de se tornar político, lecionava na área de economia, na Universidade Federal do Amazonas. Participou, na década de 1950, da campanha O Petróleo É Nosso e, em 1988, foi eleito para seu primeiro cargo público: o de vereador em Manaus, cargo para o qual foi reeleito para segundo mandato, cumprido até 1995, quando assumiu sua cadeira no Senado. Foi candidato à vice-presidência do Brasil nas eleições de 2006, na chapa do também senador pedetista Cristovam Buarque, do Distrito Federal.

Jefferson Perez já havia anunciado que após cumprir seu atual mandato, abandonaria a vida política, mas acabou falecendo antes, vítima de uma parada cardíaca." (texto extraido da Wikipedia).

Para quem quer se soltar (Wagner Tiso ao piano, Milton Nascimento e Nana Caymmi)- road to nowhere - Para quem quer se soltar - by minha querida Paloma Niskier.

Humor nigérrimo - uma pequena lição - by minha querida Paloma Niskier (again)

"Era uma vez uma jovem cega que se odiava por não conseguir enxergar. Ela odiava a todos, exceto seu querido namorado, que estava sempre junto dela dando-lhe apoio, carinho e amor. Ela dizia que, se conseguisse ver o mundo, se casaria com ele.

Certo dia, alguém doou um par de olhos à jovem e ela então pôde finalmente enxergar o mundo. O namorado perguntou se, agora que ela podia ver, ela se casaria com ele. Mas a moça ficou terrivelmente chocada ao ver que seu amado também era cego. E recusou-se a casar com ele.

O rapaz ficou arrasado e foi-se embora às lágrimas. Mais tarde, escreveu para ela uma carta com apenas uma frase -- um pedido: 'Por favor, cuide bem dos meus olhos'."

quinta-feira, maio 22, 2008

Fotos de uma parte do Rio e de uma festa

Essa primeira foto é para que as outras façam sentido. No final da praia do Leblon pode-se ver à esquerda os picos dos 2 Irmãos. O Irmão Menor é o que fica à frente à direita.



Todas essas outras fotos foram feitas a partir dos 2 Irmãos. Nessas primeiras fotos estão as praias do Leblon e Ipanema(desculpem a má qualidade das fotos, mas eu só tinha o celular à mao).




Nessa aparece o Cristo ao fundo, meio encoberto pela névoa.


Nessas próximas fotos aparece o costão da av. Neimeyer, com o Hotel Sheraton á direita e numa outra foto a favela do Vidigal. As ilhas Gagarras e Tijucas quase na linha do horizonte.



Essas são fotos da comemoração de aniversário de uma amiga no Redondo Lounge, no Leblon, sábado passado.