imperfeito

segunda-feira, maio 19, 2008

O pássaro Zélia voou ontem em busca de Jorge no infinito


Zélia nasceu paulistana e lá ficou até quase os 28 anos. Desde cedo mostrou seu lado de militante política. participou de movimentos operários dos imigrantes italianos, espanhóis e portugueses. Seu casamento com Jorge Amado foi o seu segundo. Do primeiro teve um filho, Luiz Carlos.

Conheceu Jorge, de quem já devorava os livros, em 1945. No ano seguinte o casal passou a morar no Rio de Janeiro com a eleição de Jorge para a Câmara Federal, representando o Partido Comunista. Essa permanência durou pouco porque, com a declaração de ilegalidade do Partido, Jorge perdeu o mandato e ambos tiveram que se exilar em Paris. Tinham à época em filho bebê, João Jorge.

Na Europa moraram em Paris por 3 anos e em Praga por 5 anos. Nessa época tiveram Paloma. Zélia cursou a Sorbonne, concluindo os cursos de Civilização Francesa e de Fonética e Língua Francesa. Em Praga Zélia aproximou-se da fotografia e a transformou em um hobbie. De suas lentes saiu o principal registro fotográfico da família no exílio.

Somente voltaram ao Brasil, definitivamente, em 1963, indo morar na casa que se tornou célebre no Rio Vermelho em Salvador. Nessa casa Zélia montou um laboratório fotográfico e construiu a Reportagem Imcompleta, livro fotobiográfico de Jorge Amado.

Todos sabem do enorme amor que Zélia e Jorge tinham um pelo outro. Todos sabem que Zélia foi os braços de Jorge na vida a dois e no trabalho do escritor. Zélia datilografava, passava a limpo, revisava os textos de Jorge. Todos sabem da cumplicidade poderosa que entre havia. Do respeito e confiança quase religiosos que tinham entre si. Todos sabem que Zélia escreveu livros de exemplar qualidade literária e de exemplar sensibilidade. Todos sabem que livros como Anarquistas, Graças a Deus e muitos dos seus outros 13 livros foram traduzidos para diversas línguas. Todos sabem que Anarquistas virou mini-série de tv e que outros dos seus textos viraram peças de teatro. Todos também sabem que Zélia ganhou inúmeros prêmios, comendas e títulos internacionais, como a “des Arts et des Lettres” da França.

Mas sabiam que Zélia era ótima jogadora de sinuca e de bilhar ? E que “o feltro verde é um modo de encontrar Jorge” ? E que ela não gostava que a chamassem por “senhora” ? E que essa dama de sorriso tímido-meigo-forte foi duramente criticada por sua eleição à Academia Brasileira de Letras, acusada de não saber escrever ?



“Sempre gostei de jogar, especialmente baralho. Em 1950, eu e Jorge, no exílio político nos hospedamos por algumas semanas no Castelo dos Escritores, nos arredores de Praga, mantido pelo governo tchecoslovaco. Era um palácio de antigos nobres, muito luxuoso. Jorge, muito curioso, saiu à procura de novidades pelos corredores. Ele achou, por exemplo, um baú cheio de roupas de festa de nobres. Nós e os escritores comunistas que faziam parte do programa nos vestimos com aqueles trajes, imaginando ser príncipes e princesas. Tiramos fotos divertidíssimas da ocasião e ainda as guardo comigo. Jorge terminou abrindo um salão no fundo de um corredor e achou uma mesa de bilhar. Todo o mundo se divertiu jogando. Mencionei a lembrança ao meu filho e ele resolveu me dar de presente de Natal uma mesa completa de bilhar. Agora jogo para me distrair. Quando encaçapo uma bola, fico na maior felicidade! “ (entrevista concedida à revista Época)

RIO - As ondas deste domingo









14 Comments:

  • Que beleza de fotos.
    Eu também gosto de registrar belezas desta cidade.

    PS. Obrigado pela visita.

    By Blogger Ramosforest.Environment, at 9:22 AM  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    By Blogger Ramosforest.Environment, at 9:22 AM  

  • Obrigada mais uma vez pelo moça.Adorei...rs rs rs.
    Luiz ainda ontem conversando com meu pai sobre Zélia e Jorge Amado ele me revelou sua decepção com Jorge quando em alguma entrevista perguntado pela existência de Deus disse que o mesmo respondeu que Deus era uma piada.Fiquei sem saber o que pensar.
    Quanto as imagens simplesmente maravilhosas, tenho verdadeiro amor profundo pelo mar, sua força e beleza.
    Ah! A imagem do template do blog, apesar de eu não ser da noite, adoro a lua,o brilho das estrelas, as noites tranqüilas e calorosas.Você lembrou bem parece Manhattan em uma noite qualquer...
    Abraços carinhosos.

    By Anonymous Anônimo, at 10:08 AM  

  • Luiz, esqueci de dizer no comentário anterior, quase que ontem eu troquei a imagem do template por uma praia maravilhosa... depois farei isto.
    Até.

    By Anonymous Anônimo, at 10:43 AM  

  • Olá??? Adorei esse blog! Especialmente este post!... maravilhoso!!!
    O blog tem um clima leve, um visual limpo e diferente... lindíssimo! Imagens criativas e textos ótimos! Parabéns!
    Voltarei mais vezes!
    Tenha um bom dia!
    Francine

    By Blogger Francine Esqueda, at 3:19 PM  

  • Uma perda irreparável... belíssimas fotos. Bjoka ;)

    By Blogger Adri, at 4:05 PM  

  • ai, tb estou nessa de fotografar as ondas do mar.
    o céu ganhou mais uma estrela cintilante né?

    bjm

    By Blogger Aline Ribeiro, at 6:46 PM  

  • Obrigado pela visita no meu blog. Só não voltei aqui antes porque o weblogger estava dando uns problemões e eu não estava conseguindo acessar a minha página...
    Mas quanto ao texto, legais as informações. Coisas que eu realmente não sabia, pra falar a verdade.
    Ah, e eu estou linkando o seu blog no meu, já que ele é uma boa fonte de informações.
    E belas fotos também. Queria eu morar em um estado aonde tivesse praia... Mas, enfim...
    Abraços!

    [opiblogger.weblogger.com.br]

    By Anonymous Anônimo, at 8:16 PM  

  • Ai que fotos LINDAS! A gente sente paz só de olhar! Imagina sentir uma ondinha dessa nos pés...............ai ai

    By Blogger Andréia, at 1:34 AM  

  • È Carioca, amor assim é coisa rara!!!

    E O Rio continua sendo um convite irrecusavel....
    hhehehhehe

    By Anonymous Anônimo, at 3:02 PM  

  • E nós ficamos orfãos mais uma vez de uma grande alma.
    Estou de volta!
    Bjinhos!

    By Blogger Cin, at 4:13 PM  

  • O amor dos dois é tão intenso e comovente, dá até pra ouvir o som das asas desses pássaros batendo num abraço eterno...

    Lindas as ondas do domingo.

    Beijo!!

    By Blogger Menina Lunar, at 10:09 PM  

  • Belo tributo à Zélia, as imagens são lindas !! A obra de Zélia, em conjunto com a de Jorge, forma um verdadeiro patrimônio cultural do nosso País !!

    Luis, tô promovendo uma Blogagem Coletiva Contra o Tabagismo, caso tenha interesse em participar, tem o selo e as informações na coluna do meu blog .. Se não puder, sem problemas, mas desde já agradeço, abração !!

    By Blogger Nando Damázio, at 12:43 AM  

  • passando aqui so pra avisar q voltei..ta?
    beijao

    By Blogger (Marta Selva), at 11:35 AM  

Postar um comentário

<< Home