imperfeito

quinta-feira, outubro 16, 2008

Dia Mundial da Alimentação e o Gênio brasileiro Josué de Castro

Dia Mundial da Alimentação

"Hoje comemoramos o Dia Mundial da Alimentação. A data é um momento especial para que os mais de 150 países que a celebram possam refletir sobre a segurança alimentar e nutricional. Em todo o mundo, cerca de 920 milhões passam fome, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Este ano, o tema da Semana Mundial de Alimentação é “Segurança alimentar mundial: os desafios das mudanças climáticas e da bioenergia”. O tema instiga cada um de nós a pensar na nossa responsabilidade sobre a questão da fome. No Brasil, ela é agravada pela prática elevada de desperdício. Ainda de acordo com a FAO, 64% do que é plantado no Brasil termina no lixo. O problema começa nas plantações e prossegue, em cadeia, na distribuição, na venda e nas residências. Para refletir sobre o tema e estimular o reaproveitamento de alimentos e o combate ao desperdício, a Rede de Mobilizadores COEP realizou a promoção “Alimentação Criativa”, recebendo dos integrantes da Rede receitas de aproveitamento de alimentos. O livro produzido pode ser baixado, em formato PDF, no link http://www.coepbrasil.org.br/portal/Publico/apresentarArquivo.aspx?ID=2193 " (texto de uma querida amiga, a competente jornalista Alba Lívia Tallon Bozi)

"A fome é, conforme tantas vezes tenho afirmado, a expressão biológica de males sociológicos. Está intimamente ligada com as distorções econômicas, a que dei, antes de ninguém, a designação de 'subdesenvolvimento'." (Josué de Castro)

Josué de Castro - Centenário

Com Jorge Amado em Salvador

Recebendo o prêmio na Academia de Ciência de Moscou

Josué de Castro, um dos mais mundialmente conceituados e brilhantes brasileiros de todos os tempos, faria 100 anos em 2008. Houve tempo em que a ONU não se reunia para tratar de questões sociais sem contar com a presença de Josué. Ele era uma das 5 ou 6 referências mundiais na área social. Autor do livro Geografia da Fome, revolucionou a forma de encarar, avaliar e estudar os fenômenos sociais. Criou uma metodologia de medição e avaliação da fome e da pobreza, antes inexistente, referência até hoje nos estudos de sociologia e economia. Foi presidente da FAO (Food and Agriculture Organization) e indicado 2 vezes ao Premio Nobel.

Infelizmente a ditatura militar praticamente baniu do Brasil os ensinamentos de Josué, o que fez com que durante muitos anos ele fosse mais conhecido fora do que dentro do Brasil, contribuindo para que muitos de nós conheçamos muito pouco dos seus ensinamentos.

Josué morreu de tristeza e saudade no exílio em Paris pela impossibilidade de voltar ao Brasil.

Reverencio este Gênio !

E me orgulho de, inspirado nele, desenvolver junto com a EMBRAPA e o IMA-UFRJ um projeto de criação de embalagens para acondicionamento de frutas, legumes e verduras, que tem por objetivo alongar a vida útil desses produtos e reduzir substancialmente suas perdas, contribuindo, consequentemente, para a redução da fome e subnutrição no Brasil.

4 Comments:

  • luiz,
    a subnutrição começa necessariamente na ausência do aleitamento materno pelo período adequado e culmina no não-aproveitamento dos alimentos, tão comum em nossa sociedade.
    a gente vive num mundo tão maluco, q neguinho acha amamentação coisa de pobre e reaproveitamento de alimentos desnecessário...
    desperdício, desperdício, desperdício.
    é duro, viu?
    bjs,
    a.

    ps: quero ver o projeto das embalagens, é possível?

    By Blogger ana b., at 2:11 AM  

  • Puxa vida....estes temas desnudam nossa total burrice...
    vc sempre tentando diminuir a ignorância né querido
    meus beijosss e que saudades do amado Rio
    Carol Montone

    By Blogger A Autora, at 4:09 AM  

  • E pensar que os grandes líderes se reunem para salvar bancos e que poderiam estar salvando vidas da fome. Estamos no fim do mundo mesmo! Bom fim de semana! Beijus

    By Blogger Luma Rosa, at 12:30 PM  

  • Luiz você faz a sua parte de uma maneira ímpar e maravilhosa:
    Além de toda divulgação e informação nos passa tudo de maneira tão sublime e bela.
    Encantada como de costume.
    Parabéns pela iniciativa.
    Beijo no coração.

    ps. E concordo com a Luma, deveriam haver sim reuniões mas com objetivos realmente relevantes e quiçá termos pessoas como você para nos representar e honrar.
    Sonhar é permitido....ainda!

    By Blogger Ale Danyluk, at 11:55 PM  

Postar um comentário

<< Home