imperfeito

domingo, outubro 26, 2008

Tim 2008 + almoço no Aquim

Phenomenal new artist Esperanza Spalding performs at 2008 Tim Festival.
Extraordinário o show dela, uma super agradável surpresa, uma baixista completa, com uma voz lindíssima, uma simpatia irradiante, uma notável presença de palco e uma mulher de 23 anos (acho) esbanjando beleza. Para mim, o melhor desse Tim.


Stacey Kent performs Ces Petits Rien (she has performed the same music at Tim Festival). Stacey canta muito e tem molejo e merece uma banda muito melhor para acompanhá-la. De qualquer forma, um show que valeu pela linda voz e por um piano pra lá de competente.


Carla Bley (and The Lost Chords) perform Banana Quintet at 2008 Tim Festival. O trumpetista da banda é simplesmente excelente !


A lenda Sonny Rollins (com 78 anos) contemporâneo de Miles Davis e Coltrane




Restaurante Aquim no Leblon, bisque de camarão e farfalle de nozes com gorgonzola (ultra deliciosos)


domingo, outubro 19, 2008

Vinicius faria 95 anos hoje - dia 19.10



Chico, Tom e Vinícius no Bar Lagoa – 1979 – foto de Evandro Teixeira
Marcus Vinicius da Cruz de Melo Moraes faria 95 anos hoje.

Tom Jobim, dizia que Vinicius era tão multiplamente plural que se fosse singular se chamaria Vinicio de Moral.

Poeta, letrista, cronista, contista, autor de peças teatrais, compositor...tudo o que fazia tinha tal grau de beleza e qualidade que foi, é e deverá ser reverenciado por todos os cantos do mundo por todos os séculos.

Conheci Vinicius também. Mas isso é outra estória.
"Dorme a estrela do céu
Dorme a rosa em seu jardim
Dorme a lua no mar
Dorme o amor dentro de mim
É preciso pisar leve
Ai, é preciso não falar
Meu amor se adormece
Que suave o seu perfume
Dorme em paz rosa pura
O teu sono não tem fim" (Acalanto da Rosa)

Vina, velho, Saravá !

sexta-feira, outubro 17, 2008

Meu fim de Semana promete

Reduto charmoso de artistas e intelectuais brasileiros, o bucólico Vale do Carioca celebra, nos dias 18 e 19 de outubro, a terceira edição do projeto “Arte em Laranjeiras e Cosme Velho”. O evento abrange 7 espaços públicos da região - Largo do Machado, Praça São Salvador, Praça Ben Gurion, Rua General Glicério, Praça São Judas Tadeu, Rua Pires de Almeida e Largo do Boticário. Vão rolar feiras de artesanato, sohws de música, teatro de rua, dança, exposições de fotografia, palestras, atividades infantis, exposições coletivas, exposições independentes, espaços de arte e cultura com programações especiais, restaurantes e ainda dois eventos paralelos: passeios turísticos a pé pelos bairros e uma atividade de desafio fotográfico.

Diferentemente do ano passado, este ano, os artistas plásticos vão expor em duas grandes coletivas, sediadas na bela e histórica Casa dos Abacaxis (foto abaixo), no Cosme Velho, e no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), no Flamengo.

O evento registra o lançamento do Centro Cultural Austregésilo de Athayde, que acaba de receber alvará para funcionar com atividades culturais abertas ao público, dirigido por Clara Sandroni, neta de Austregésilo.

A programação do evento é bastante ampla e variada e pode ser conferida em Arte em Laranjeiras e Cosme Velho

Rua Gal Glicério - Laranjeiras
Dia 18 - Sábado
10h - Oz - Grupo Garimpo - Teatro de Rua
11h - Choro na Feira - Roda de choro
14h - Espetáculo Alienar com Looooongo, teatro de rua

Dia 19 - Domingo
16h às 20h - Gigantes da Lira - 10 Anos de Emoção
Apresentação de espetáculos: “SOLTEIRA, NUNCA MAIS...” e “AS BANDEIROSAS”, ambos com roteiro e direção de YEDA DANTAS.
ABRAM ALAS, MINHA GENTE! GIGANTES DA LIRA





– Há 10 anos Doutor Giramundo, com o coração de espelho na lapela do paletó branco, fazia refletir o rosto das crianças e afirmava: sim, você mora aqui! O velho palhaço apaixonado tirava tinta do seu rosto pintado e com o indicador deixava nos minúsculos foliões a marca do bloco: o nariz vermelho. Estava ali compacto e grandioso o seu bloco, a sua turma, a patota de gigantes que tem a lira como brasão, que digna e honrosamente carrega seus estandartes, seus bonecos, seus inesquecíveis personagens e toda a linhagem de um verdadeiro reinado de momo. É preciso que você entenda que as coisas começam antes do começo; que o Gigantes da Lira remonta de muito longe... É oriundo da infância desse palhaço que ora vos fala, nos idos carnavais paraibanos e pernambucanos e dos bailes infantis do Centro Cultural Geraldo Vandré, em Catolé do Rocha. A estirpe do Gigantes vem dos quatro cantos de Olinda, da Pitombeira e da Noite dos Tambores Silenciosos do Recife antigo... (by Yeda Dantas, a Doutor Giramundo).


Praça São Salvador - Laranjeiras
Dia 18 - Sábado
11h - Coral Universitário Bennett
12h - Trio Malumandôcantá - Show de Música Brasileira
13h30 - Recicloteca - Palestra: O seu, o meu, o nosso lixo - Como reduzir o desperdício e economizar no bolso!
14h30 - Krav Cadosh - Meditação em movimento
15h - Kali Silat - Arte e movimento com bastões
15h30 - Aleph Beit - Meditação cabalista
16h - Edmilson Santinni - Teatro Em Cordel
17h - Bloco é do Pandeiro - Musica Maracatu Brasil - com 90 pandeiristas
18h - Samah Halim apresenta El Halliq - Dança do Ventre
Das 11h às 14h - Caricaturas ao vivo - Carla RosaDia

19 - Domingo
11h - Roda de Choro Arruma o Coreto
15h - Camará Trio - Música Instrumental Brasileira
17h - Oficina de Música Universal Pro Arte
19h - Rio Música Social Clube - Escola Música
Das 11h às 14h - Caricaturas ao vivo - Carla Rosa


quinta-feira, outubro 16, 2008

Dia Mundial da Alimentação e o Gênio brasileiro Josué de Castro

Dia Mundial da Alimentação

"Hoje comemoramos o Dia Mundial da Alimentação. A data é um momento especial para que os mais de 150 países que a celebram possam refletir sobre a segurança alimentar e nutricional. Em todo o mundo, cerca de 920 milhões passam fome, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Este ano, o tema da Semana Mundial de Alimentação é “Segurança alimentar mundial: os desafios das mudanças climáticas e da bioenergia”. O tema instiga cada um de nós a pensar na nossa responsabilidade sobre a questão da fome. No Brasil, ela é agravada pela prática elevada de desperdício. Ainda de acordo com a FAO, 64% do que é plantado no Brasil termina no lixo. O problema começa nas plantações e prossegue, em cadeia, na distribuição, na venda e nas residências. Para refletir sobre o tema e estimular o reaproveitamento de alimentos e o combate ao desperdício, a Rede de Mobilizadores COEP realizou a promoção “Alimentação Criativa”, recebendo dos integrantes da Rede receitas de aproveitamento de alimentos. O livro produzido pode ser baixado, em formato PDF, no link http://www.coepbrasil.org.br/portal/Publico/apresentarArquivo.aspx?ID=2193 " (texto de uma querida amiga, a competente jornalista Alba Lívia Tallon Bozi)

"A fome é, conforme tantas vezes tenho afirmado, a expressão biológica de males sociológicos. Está intimamente ligada com as distorções econômicas, a que dei, antes de ninguém, a designação de 'subdesenvolvimento'." (Josué de Castro)

Josué de Castro - Centenário

Com Jorge Amado em Salvador

Recebendo o prêmio na Academia de Ciência de Moscou

Josué de Castro, um dos mais mundialmente conceituados e brilhantes brasileiros de todos os tempos, faria 100 anos em 2008. Houve tempo em que a ONU não se reunia para tratar de questões sociais sem contar com a presença de Josué. Ele era uma das 5 ou 6 referências mundiais na área social. Autor do livro Geografia da Fome, revolucionou a forma de encarar, avaliar e estudar os fenômenos sociais. Criou uma metodologia de medição e avaliação da fome e da pobreza, antes inexistente, referência até hoje nos estudos de sociologia e economia. Foi presidente da FAO (Food and Agriculture Organization) e indicado 2 vezes ao Premio Nobel.

Infelizmente a ditatura militar praticamente baniu do Brasil os ensinamentos de Josué, o que fez com que durante muitos anos ele fosse mais conhecido fora do que dentro do Brasil, contribuindo para que muitos de nós conheçamos muito pouco dos seus ensinamentos.

Josué morreu de tristeza e saudade no exílio em Paris pela impossibilidade de voltar ao Brasil.

Reverencio este Gênio !

E me orgulho de, inspirado nele, desenvolver junto com a EMBRAPA e o IMA-UFRJ um projeto de criação de embalagens para acondicionamento de frutas, legumes e verduras, que tem por objetivo alongar a vida útil desses produtos e reduzir substancialmente suas perdas, contribuindo, consequentemente, para a redução da fome e subnutrição no Brasil.

sábado, outubro 11, 2008

Delicias do meu Rio amado

Feirinha da Rua do Lavradio

Para quem não conhece o Rio, a rua do Lavradio fica na Lapa, no centro da cidade e pertence à primeira região ocupada pela Corte de Portugal ao chegar ao Rio de Janeiro. Em 1808 o Rio possuia apenas cerca de 60.000 habitantes, cerca de 46 ruas, 19 largos, seis becos e quatro travessas. A rua do Lavradio fazia parte desse contexto. Hoje a rua tem um consistente comércio de antiquários e alguns dos mais conhecidos bares e casas de shows do Rio. No primeiro sábado de cada mês acontece a Feira do Rio Antigo, que objetiva reviver a vida calma e gostosa do Rio de antigamente. Nessa Feira, as lojas ficam abertas por todo o dia e inúmeras barracas são montadas no asfalto e nas calçadas, onde artesãos e antiquários expõem e vendem seus produtos. É realmente delicioso passar o sábado na Feira, ver, comprar, admirar os objetos de arte que são expostos. Conversar, beber e comer calmamente. Claro que os locais ficam bem cheios, bem movimentados, mas tudo na maior paz.

Algumas fotos estão desfocadas e nem eu sei o por que.




Um autêntico botequim carioca.




Rua do Mercado

Depois, fomos para a Rua do Mercado, bem próxima ao ponto exato do desembarque da familia real portuguesa em 1808. Essa rua hoje mantém ainda os prédios antigos restaurados e alguns prédios bem modernos, como o da Bolsa do Rio. Também lá havia uma Feira, com rodas de samba na própria Rua do Mercado e na Rua do Ouvidor.









Domingo na Pracinha São Salvador em Laranjeiras

Domingo pela manhã até umas 2 da tarde rolou o delicioso chorinho e samba da Praça São Salvador. Os músicos são todos trabalhadores das mais diversas profissões e não tocam profissionalmente. Neste dia eram mais de 15, vários violões, cavaquinhos, flautas, pandeiros, bateria, sax, acordeon...





a caipirinha de frutas vermelhas, com cachaça mineira Lua Nova do Luizinho

O músico Tim Rescala, de camisa vermelha


o célebre Luizinho, que serve deliciosas caipis
Um baterista cego





terça-feira, outubro 07, 2008

Antonio Cícero aniversariou

Antonio Cícero aniversariou

Foto feita por Eucanãa Ferraz, outro grande poeta brasileiro

Antonio Cícero, filósofo, poeta e autor de muitas letras de músicas conhecidas, aniversariou no dia 6. Sua trajetória na música começou com um atrevimento de sua irmã Marina, que transformou, à sua revelia, um poema que ele havia escrito, de conteúdo bem filosófico, em letra de uma de suas músicas. Foi “Alma Caiada”, obra censurada pela ditadura. A partir daí Antonio tomou gosto e realizou parcerias inesquecíveis com a própria Marina e com muitos outras grandes nomes da MPB. Vejam:

Transas de Amor”, “Olhos Felizes”, “Charme do Mundo”, “Acho que Dá”, "Fullgás", “Difícil”, “Pra Começar”, “Virgem”, “Acontecimentos”, “À Meia Voz”, “Deixe Estar”, "À Francesa", “O Lado Quente do Ser”, “Logrador”, “O Circo”, “Bobagens, Meu Filho, Bobagens”, “O Último Romântico”, “Acende o Crepúsculo”, “É a Vida que Diz”, “Pra Sempre e Mais um Dia”, “Ninguém Vai Tomar Posse de Mim”.

Seus poemas já foram traduzidos para inúmeras linguas. Eis um:

Agua Perrier

Não quero mudar você
nem mostrar novos mundos
pois eu, meu amor, acho graça até mesmo em clichês.

Adoro esse olhar blasé
que não só já viu quase tudo
mas acha tudo tão déjà vu mesmo antes de ver.

Só proponho
alimentar seu tédio.
Para tanto, exponho
a minha admiração.
Você em troca cede o
seu olhar sem sonhos
à minha contemplação:

Adoro, sei lá por que,
esse olhar
meio escudo
que em vez de meu álcool forte pede água Perrier.

Parabéns Prezado Antonio, que voce tenha 6 x 10 x 2008 versos para ser feliz !!!

quarta-feira, outubro 01, 2008

A morte anunciada + o Design da Matemática

A morte anunciada
O Imperfeito hoje foge totalmente da sua linha editorial e trata de um assunto muito preocupante.

Muitas críticas podem ser feitas ao American way of life e às conseqüentes absurdas e torpes posições da maioria dos seus defensores, principalmente seus políticos e jornalistas. Contudo, não se pode negar que a América produziu e produz críticos ferozes desse estado de coisas.

Recentemente o New York Times publicou um brilhante artigo de Roger Cohen (também publicado em O Globo) sobre a morte da cultura financeira norte-americana. Eis parte do artigo

“Estão ouvindo Coldplay em Wall Street:

‘I use the rule the world
Seas would rise when I gave the word
Now in the morning I sleep alone
Sweep the streets I used to own.”

‘Eu usava regrar o mundo
os mares subiam quando eu mandava
agora na manhã durmo só
varro as ruas que foram minhas.'

A festa financeira acabou para os mestres do universo. Quando se troca pedaços de papel por outros pedaços de papel em vez de trocá-los por coisas reais, um dia alguém vai acordar e se dar conta de que os papéis não valem nada. E o Lehman Brothers, após 158 anos, virou pó da noite para o dia. Estamos testemunhando mais do que a morte de uma firma tradicional. Estamos vendo a morte de uma cultura.

Durante anos, contadores, agências de rating e executivos de Wall Street decidiram enfeitar o pavão. Os reguladores inspirados no distraído presidente Bush, também tiraram uma soneca. E o dinheiro e o Ego se tornaram o espírito da época, e danem-se as guerras distantes.....

Não há exemplo melhor de uma cultura em que o ganho privado superou o bem público, o serviço público e até mesmo a decência pública. E que também o culto da individualidade oprimiu o bem comum.

É essa cultura em que temos vivido. Mas ela acabou. Um novo começo americano é preciso. Afinal, eles estão ouvindo Coldplay em Wall Street:

‘Now the old king is dead
Long live the king !’

‘Agora o velho rei está morto
Longa vida ao rei !’

Sim, a morte do velho é igualmente o nascimento do novo. No meu fim está o meu começo. E é hora dos melhores e mais brilhantes assumirem a dianteira e redescobrir a esfera pública.”

E o grande poeta e mestre Chacal liquida:

luiz
devemos varrer do seio da terra os manipuladores de wall street. jirah !!!!!!!

luiz
sim, luiz, um jabuti né nada perto do estouro dessa manada de jabutis varrendo as pradarias do centro oeste americano em direção a wall street para justiçar justiçar justiçar. proteja-se my friend. jabutis, jaburus podem virar. até, ch.


Fotos de Mike Cane

O Design da Matemática

1 x 8 + 1 = 9
12 x 8 + 2 = 98
123 x 8 + 3 = 987
1234 x 8 + 4 = 9876
12345 x 8 + 5 = 98765
123456 x 8 + 6 = 987654
1234567 x 8 + 7 = 9876543
12345678 x 8 + 8 = 98765432
123456789 x 8 + 9 = 987654321
1 x 9 + 2 = 11
12 x 9 + 3 = 111
123 x 9 + 4 = 1111
1234 x 9 + 5 = 11111
12345 x 9 + 6 = 111111
123456 x 9 + 7 = 1111111
1234567 x 9 + 8 = 11111111
12345678 x 9 + 9 = 111111111
123456789 x 9 +10= 1111111111
9 x 9 + 7 = 88
98 x 9 + 6 = 888
987 x 9 + 5 = 8888
9876 x 9 + 4 = 88888
98765 x 9 + 3 = 888888
987654 x 9 + 2 = 8888888
9876543 x 9 + 1 = 88888888
98765432 x 9 + 0 = 888888888
1 x 1 = 1
11 x 11 = 121
111 x 111 = 12321
1111 x 1111 = 1234321
11111 x 11111 = 123454321
111111 x 111111 = 12345654321
1111111 x 1111111 = 1234567654321
11111111 x 11111111 = 123456787654321
111111111 x 111111111 = 12345678987654321